Os cuidados na limpeza dos móveis.
- Fabio dos Santos
- 10 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Sempre que terminamos de instalar um móvel seja ele cozinha, dormitório, banheiro e etc, os clientes sempre fazem a mesma pergunta, "Como posso limpar meus móveis?" ou "Que produto devo usar?".
Apesar de parecer uma questão simples, uma boa limpeza e o uso do produto correto, é a diferença fundamental entre o bom funcionamento, a durabilidade e principalmente, a beleza do seu armário.
Cada material tem sua aplicação em locais diferentes e cada revestimento possui sua resistência e durabilidade adequada. No caso dos móveis de cozinha, estes podem ser feitos em MDF Hidroresistente, ou Compensado e possuir acabamentos em MDF ou fórmica. Em ambos os casos, água em abundância nem pensar, a limpeza deve ser feita com um pano macio ou levemente úmido apenas nos casos em que se usar fórmica no revestimento. Pode-se usar a vontade removedores

e até thinner com uma certa cautela, pois, o excesso pode causar o amolecimento da cola das fitas de borda dos armarios.
Em todos os casos nunca usar material abrasivo como esponja de aço
e nem a parte verde das esponjas de espuma.


Nos móveis revestidos com material pintado como Lacca ou envernizado, o ideal é usar pano seco porém, no caso de um móvel laqueado, pode-se usar removedor ou agua-raz que em geral não danificam o acabamento, visto que estes usam catalizadores em suas composições. Acabamentos em verniz base Nitrocelulose como seladoras, não devem em hipótese alguma serem limpos com thinners, removedores ou agua, uma vez que não são vernizes com uma boa resistencia. Prefira nesse caso o uso de uma cera incolor. Aliás, falando em cera, algumas clientes e suas respectivas assistentes domésticas, têm por hábito passar produtos oleosos como Oleo de Peroba ou Lustra Móveis nas portas dos armários. Saiba que em alguns casos de acbamentos o uso deste produto é até aceitável, porém, no caso do MDF, isso não irá danificar mas vai afetar a sua aparência tornando-o mais amarelado, principalmente naqueles em que o MDF é mais poroso.
Com esses cuidados, você com certeza irá preservar seus móveis.
Quer receber mais dicas como essa? Assine o nosso blog e fique por dentro semanalmente do mundo da marcenaria
Salvar
Comments