Qual a altura para a instalação da sua TV?
- Fabio dos Santos
- 28 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

As TVs de tela plana começaram a se tornar populares a partir dos anos 2000 e após isso, elas tem mudado muito tanto no design, quanto no aspecto tecnológico como qualidade de imagem e interação/conectividade com o usuário.
O detalhe é que as TVs antigas de CRT exigiam que os móveis fossem profundos e robustos vistos que estas eram muito pesadas.
Hoje você pode colocá-la diretamente na parede ou mesmo em um painel bastando para apoiar o controle remoto e/ou aparelhos eletrônicos, alguns centímetros de profundidade no seu rack, nicho ou mesmo prateleira. Aí vem a questão, "Qual a altura correta?". Bem, depende de alguns fatores como local, tamanho da TV e distância que o usuário ficará dela.
Se você for colocar a TV na sala, em geral é para assistir sentado em um sofá e considerando que estes possuem uma altura padrão, a instalação vai variar conforme o tamanho. Por exemplo, se for uma TV de 40", o ideal é que a distância do sofá esteja entre o mínimo de 1,50m e o máximo de 2,50m. Neste caso a altura considerada ideal é de 1,20m do centro da TV, ou seja, se vc comprar um daqueles home-theaters e quiser apoiá-lo no tampo, é preciso que este móvel tenha cerca de 90 cm de altura.
Esta altura varia muito pouco até uma TV de 50" de largura porém, a distancia se faz necessário sendo quase um consenso no caso o mínimo de 1,90m e o máximo de 3,50m de distância da TV.
No quarto, o ideal é que ela fique entre 1,20m e 1,50m de altura entre o chão e a base da TV visto que o usuário assiste deitado na cama. Caso você tenha por hábito assistir sentado na cama, essa altura não deve passar de 1,10m entre o piso e a base da TV.
Essas dicas foram obtidas após alguns anos trabalhando com instaladores e arquitetos, além da opinião de clientes o que significa que estas medidas podem variar conforme o seu gosto e espaço.
Lembre-se que você passará algumas horas de frente para ela e que uma instalação muito baixa ou muito alta, podem causar um desconforto no pescoço ou causar sonolência.
É isso e espero ter ajudado. Até o próximo post.
Quer receber mais dicas como essa? Assine o nosso blog e fique por dentro semanalmente do mundo da marcenaria
Salvar
Comments