Acabamento em Laca?
- Fabio dos Santos
- 2 de set. de 2019
- 2 min de leitura

As possibilidades de acabamento para os seus móveis são diversas.
Dentre eles, podemos destacar o laminado decorativo (fórmica), o verniz, o MDF e a Laca.
A laca, é dentre estes que eu citei de longe o mais bonito e mais caro também, por conta do trabalho na aplicação e pelos materiais empregados. No entanto você consegue efeitos e variedades de cores maravilhosos.
Alguns clientes ainda não sabem realmente o que é a laca ou os diversos tipos de acabamento que um móvel laqueado pode ter.
Neste post vamos destacar os principais e suas composições e efeitos, sem entrar em detalhes de como se aplica o produto.
Primeiramente a laca não é uma simples pintura, pois diferente de outros acabamentos do tipo como a pátina ou decapê, é necessário um longo processo e etapas até atingir o resultado desejado.Em todos os tipos é necessária a aplicação de massa para calafetar buracos, várias demãos de lixa e primer até a aplicação da laca propriamente dita.
Existem alguns tipos de laca e vou listar os mais usados que são a Laca PU e a Laca Nitro.
A laca PU ou Poliuretano é o tipo usado para acabamentos de alto padrão. Possui grande resistência ao amarelamento, toque sedoso e você pode aplicar a versão brilhante ou a acetinada e aplicar o verniz em cima.
A laca Nitrocelulose ou Duco, é um pouco mais barata e você consegue a maioria dos efeitos e cores da versão PU, porém, para uma peça com brilho, é necessário um polimento com cera.


Ambos os tipos possuem baixa resistência a abrasão e requerem um certo cuidado no manuseio.
Além dos acabamentos citados como brilhante, existem o acetinado, o fosco, craquelê, gofrato(fórmica liquida) entre outros.
A aplicação da laca assim como do fundo preparador(primmer), devem ser feitas usando uma pistola com ar comprimido tomando muito cuidado para não borrifar nas partes já acabadas. Existem profissionais que aplicam a laca usando um rolo de pintura com cerdas macias e o acabamento até fica satisfatório.Mas para que esse resultado "satisfatório" seja atingido é necessário que o profissional seja muito bom não só na aplicação mas como no preparo das medidas de catalizador, diluente e etc.
Desta forma, vale ressaltar que o profissional escolhido para este fim, fará toda a diferença entre um acabamento de alto padrão e uma simples borrifada de tinta em seu móvel.
O acabamento em laca vale a pena se você quer um serviço de qualidade e personalizado. Os cantos ficam arredondados e bonitos e os frisos bem acentuados e uniformes.
fonte: http://www.sayerlack.com.br/categoria/laquear/
Quer receber mais dicas como essa? Assine o nosso blog e fique por dentro semanalmente do mundo da marcenaria.
Comments