top of page

Marcenaria ou móveis de varejo?

  • Foto do escritor: Fabio dos Santos
    Fabio dos Santos
  • 18 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Muitos clientes ainda comparam os preços de móveis feitos em marcenaria com os produtos fornecidos por algumas das médias e grandes empresas do ramo como Mobly, Casas Bahia, Marabrás entre outras.

Apesar de alguns desses móveis possuírem design inovador e beleza, não existe mágica quando o quesito é preço/qualidade.

Reunir em único produto, design, beleza, funcionalidade, matérias primas de qualidade, ferragens resistentes e ainda operar com um preço baixo é um pouco complicado.

Então, qual é o diferencial destes móveis que os tornam tão baratos em comparação aos produzidos pelas marcenarias?

Produção

Lógico que produzir em série e em grande escala reduz o custo, pois, a automação dos processos tornam a produção mais ágil e diminui as falhas. Há ainda o fato de que pode-se negociar preços mais baixos com o fornecedor quando se compra matérias primas em grande quantidade.

Matéria-prima

Dentre estas grandes lojas que eu citei, 90% dos móveis são feitos em MDP, também chamado de aglomerado, que é de 30 a 50 % mais barato que o MDF e até duas vezes mais barato que o compensado revestido. Já coloquei aqui no meu blog a diferença entre estes materiais então não vou me ater a isso.

Se comparado com estes materiais, o MDP é menos denso e por isso, muito mais suscetível a deformidades e, no caso de uma eventual manutenção, esta se torna inviável, pois, o local de furação de pregos e parafusos ficam esfarelados e não pegam mais aperto.

Ferragens

As dobradiças, corrediças e puxadores destes móveis em geral são produzidos com metal de baixa dureza e baixa resistência a oxidação e até plástico, o que no caso de um uso com muita frequência deste móvel como uma empresa por exemplo, pode ser que a sua vida útil seja encurtada. Além disso usam-se modelos de ferragens ultrapassadas como estas das fotos abaixo.

Detalhes internos

A fim de economizar no valor final, estes móveis vem com poucas prateleiras o que provoca um "entulhamento" de objetos dentro dos armários.

Por outro lado, podem existir benefícios na aquisição destes móveis que é:

- disponibilidade, pois o mesmo está disponível para pronta entrega nas lojas e o cliente ainda tem a possibilidade de verificar as funcionalidades do produto antes de decidir comprar,

- peso do móvel, pois, como é feito de um material menos denso e com estruturas mais finas, ele se torna mais leve e desta forma mais fácil de instalar.

Conclui-se que se você precisa de um móvel temporário para atender certa urgência ou ainda se as limitações referentes aos detalhes internos destes móveis e a falta de um toque personalizado não são importantes, talvez um móvel de varejo seja o ideal. Porém, se você quer um móvel adequado ao seu espaço e seu uso, com durabilidade suficiente para você e seus filhos usarem e com a cor e o acabamento que você quer, então procure uma marcenaria urgente !

Até a próxima.


 
 
 

Comments


© 2015 Arte e Madeira. Criado por K-langoSoft

bottom of page