Móvel de MDF dá cupim?
- Fabio dos Santos
- 16 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Os cupins, assim como todo e qualquer tipo de praga, espalham-se rapidamente e devoram o local que infesta.
Na época em que a maioria dos móveis eram feitos de madeira maciça e/ou compensados, infestação por cupins era mais comum pois havia a possibilidade de a matéria prima desses móveis já vir contaminada, ou seja, mesmo que na residência do cliente não houvesse contaminação, o móvel acabava sendo comprometido.
Com o uso mais frequente do MDF e o MDP, criou-se uma corrente de que esses materiais eram imunes ao cupim e, o único inimigo era a umidade. É bem verdade que a forma como as chapas são produzidas, não existe a menor possibilidade de haver contaminação no depósito, na marcenaria ou fábrica de móveis.
Mas uma vez instalados na residência ou empresa do cliente, a história é outra.
Apesar de o MDF possuir uma certa quantidade de resina na sua fabricação, as fibras de madeira garantem a presença da celulose que é fonte de alimento para os cupins.
Então se o local onde este móvel for instalado, estiver contaminado por uma praga de cupins, haverá uma grande possibilidade do móvel ser infectado.

Em casas térreas e até mesmo nos edifícios é comum ver cupins infestando paredes e abrindo caminho por entre os conduítes elétricos e o cimento, porém, engana-se quem acha que ele se alimenta de concreto. A única fonte de alimento dos cupins é a celulose e nos derivados dela como papel por exemplo. O caminho aberto nas paredes é apenas para chegar até a comida.
Por isso caso você tenha uma colônia de cupins em sua residência, saiba que apenas os móveis de metal estão seguros. Isso porque, todo tipo de imunização de materiais tem seu prazo de validade e não existe madeira no mundo que, dentro de certas condições de temperatura e umidade, seja resistente a essa praga, isso inclui o MDF. Porém, por conta da sua composição, é muito mais fácil e rápido contaminar móveis feitos de compensado e madeira maciça, do que os de MDF, haja visto que até caibros de peroba em telhados são comidos por eles.
Sendo assim, conclui-se que um móvel de MDF, apesar de também haver a possibilidade de ser contaminado, tem a vantagem de não trazer consigo, nenhum tipo de praga devoradora de madeira como carunchos, brocas e os já citados cupins, o que deixa isenta de arcar com quaisquer prejuízos, a empresa ou o profissional responsável pelo móvel.
Comments