Pequenos espaços
- Fabio dos Santos
- 11 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Existe um consenso entre consumidores e especialistas quando o assunto é a área útil das residências modernas: elas estão cada vez menores.
E essa tendência tem um motivo. Em entrevista ao site Zap em Casa o arquiteto e urbanista, Leonardo Picinatto destaca entre outras coisas que, com o propósito de se aumentar os lucros, as construtoras têm feito reduções do pé direito, diminuído os cômodos em geral cozinhas e banheiros, substituição do bidê por chuveirinho, eliminação do quarto de empregada entre outras coisas.
Mas não é só isso, outros fatores como demografia, estilo de vida, emprego e crédito, são as razões para a demanda por pequenas moradias, disse Eduardo Muszkat, diretor-executivo da You Inc., construtora especializada em moradias compactas. (EXAME, 2014)
Isso acaba exigindo do comprador, grande dose de criatividade e "jogo de cintura" na hora de decorar estes espaços.
Aproveitamento
Saber aproveitar espaços é fundamental para que você possa transformar um local caótico e apertado, em um ambiente que seja ao mesmo tempo confortável, elegante e funcional. E muitos artigos na internet descrevem sobre decoração de pequenos espaços e a maioria destes, exigem inevitavelmente consulta a um profissional da área como um arquiteto, um design de interiores ou até mesmo um profissional de marcenaria.


Uma moda entre os construtores é a de casas sobrepostas. Geralmente estas possuem uma sala pequena com alguns entraves como paredes na passagem de portas, o que diminui o seu aproveitamento ou mesmo uma escada para os quartos. Nas fotos ao lado, vê-se uma solução criativa para um problema comum nesse tipo de residência que é a bendita da escada.

Outro tipo de construção, não muito nova mas comum, é a cozinha americana.
Neste tipo de redimensionamento de ambientes, a pessoa pode ter em um pequeno espaço a cozinha e a sala separadas por um balcão que, na maioria das vezes, pode ser de alvenaria, ou como na foto ao lado, ter um balcão feito em uma marcenaria onde de um lado uso como uma mesa para refeições e do outro como um painel para TV.
A grande sacada é a criatividade.
Outros tipos de móveis podem ser incorporados na decoração a fim de auxiliar no aproveitamento como nichos, prateleiras, armários com outros embutidos como camas, tábuas de passar, TV entre outros.
O importante é que ele seja confortável mas ao mesmo tempo, que o seu lar seja funcional, pois, de nada adianta ele ser bonito e elegante mas na hora que você precisa daquela roupa ou daquele documento eles não esteja acessiveis, e ainda por cima na hora da correria você ficar esbarrando em móveis mal projetados.
Comments