O que é melhor, MDF ou Compensado?
- Fabio dos Santos
- 5 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Mesmo depois da popularização aqui no Brasil de serviços feitos em marcenaria com o MDF, ainda há muita desinformação sobre este material em comparação ao compensado. Isso se deve em parte a venda "indiscriminada" de móveis feitos com aglomerado ( MDP ).
Já escrevi aqui neste blog sobre as diferenças entre estes materiais, mas agora vou esclarecer as vantagens e desvantagens entre os trabalhos feitos com estas matérias primas.
Resistência e durabilidade.
Quando falamos de gabinetes, sejam eles cozinha, banheiro, área de serviço etc, estamos falando de um armário instalado em uma área úmida ou sujeita a umidade. Sendo assim, um trabalho feito com MDF comum, tende a ser menos resistente, pois, a umidade causa deformidade no material como inchaços podendo comprometer o funcionamento de algumas peças do móvel. Neste caso o compensado se torna mais indicado porque é produzido com lâminas de madeira compensada e colada o que o torna mais resistente.
Mas se este mesmo móvel for feito com MDF Ultra, este pode ser igualmente resistente. Claro que quando falo de umidade, não estou me referindo a vazamentos de agua, o que neste caso, o excesso comprometeria não só o MDF mas todo e qualquer tipo de material.
Já quando o assunto é uma área seca como um dormitório ou sala, levando em consideração o uso correto dos móveis, a resistência é praticamente a mesma.
O compensado possui alguns inimigos quase invisíveis e silenciosos que são as brocas e cupins o que no coso do MDF, só é possível se o ambiente estiver muito infestado, ai, não só os seus móveis mas sofás, portas e batentes, mesas e cadeiras estarão correndo risco.
Acabamento
Uma das vantagens que o MDF trouxe ao mercado de móveis foi a variedade de acabamentos disponíveis. Os fabricantes de MDF sempre trazem novidades em matéria de texturas e cores. Antes disso você tinha duas opções que eram os acabamentos em folha de madeira natural envernizada como a cerejeira, imbuia, cedro, mogno e etc, ou, o laminado decorativo de alta pressão também conhecido como fórmica.

Hoje, os móveis feitos com compensado em sua maioria são revestidos com fórmica interna e externamente.O problema da fórmica, em relação ao acabamento, está nas bordas de portas e frentes de armários. No MDF o próprio fabricante da chapa fornece um acabamento em forma de fita de PVC, de maneira que fica imperceptível o revestimento. Já no acabamento em fórmica, isso é mais visível por conta da fórmula do material mostrando uma fina linha preta ao redor da peça.


Custo
Um móvel feito em compensado revestido tende a ser de 40% a 70% mais caro que o MDF por algumas razões como:
custo do material - muitas vezes não se acha a chapa de compensado revestido na cor e textura desejada o que leva o empresário a comprar as chapas de compensado e fórmica separadamente.
disponibilidade de matéria prima - por não ter tanta demanda quanto o MDF, as lojas não dispõe de quantidade de chapas de fórmica disponíveis para entrega,
custo de confecção - por ser um material mais duro, há um desgaste maior das ferramentas na hora do corte e acabamento das peças, além disso, muitas vezes o profissional precisa pegar uma chapa crua e revesti-la e que acaba dobrando o trabalho.
Por essa razão concluo que em matéria de acabamento, agilidade, variedade e custo-benefício o MDF é a melhor escolha, mas, se o cliente está disposto a pagar mais e, talvez esperar mais pela entrega de um serviço, vale a pena fazer o móvel de compensado pela sua durabilidade e pelo fato da fórmica ser mais resistente a abrasão.
Comments