Profissão: Marceneiro
- Fabio dos Santos
- 26 de ago. de 2019
- 3 min de leitura

Ela é uma das profissões mais antigas do mundo e já foi considerada por muitos como uma arte, mas com o avanço da tecnologia, há quem diga que ela está com os dias contados.
A marcenaria é "a atividade, trabalho artesanal ou industrial, feito com madeira, de criação de mobiliário e determinados objetos de decoração de interiores"
Obviamente muita coisa mudou desde que criaram essa definição, pois, muito pouco se faz com madeira maciça realmente.
Ainda existe muita gente que confunde marceneiro e carpinteiro. As duas trabalham com madeira mas as semelhanças terminam ai. Enquanto a marcenaria trabalha na área de móveis e artigos de decoração, a outra tem o seu foco na construção civil como confecção de andaimes, escoras para construção de lajes, madeiramento de telhados e etc.
Tenho cerca de 30 anos de profissão e posso garantir que essa "conversa" de declínio já existe desde quando comecei lá por volta de 1987.
Naquela época ainda se faziam armários e gavetas de madeira maciça, mas aos poucos foi se introduzindo o compensado e o aglomerado hoje chamado de MDP.
Hoje praticamente 70% das marcenarias usam o MDF e dentre as modernas, quase 95% já o usam como matéria prima na confecção de mobiliário.
"Hoje na maioria das marcenarias pouco se faz com madeira maciça realmente"
Uma das contribuições da indústria na área da marcenaria, foi a padronização na confecção de móveis, isso possibilitou o aumento na automação do setor. Antigamente os cliente esperavam 20, 30 até 60 dias para que o seu marceneiro de confiança encontrasse um tempo para fabricar o seu móvel, e ele ainda demorava mais uns 30 ou 40 para terminar.
Hoje, as coisas estão muito diferentes, as pessoas não tem mais tempo e em geral os dois membros principais da família trabalham. Os clientes estão muito mais à procura de funcionalidade de uso e rapidez na entrega do que de exclusividade
E é por ai que as grandes e médias empresas de planejados "garfaram" boa parte do bolo antes de posse das marcenarias tradicionais. Elas simplesmente chegaram a conclusão que o exclusivo é o cliente e não o profissional e assim criaram um sistema de confecção de móveis que fica entre a indústria e a marcenaria. Esse sistema será melhor explicado aqui no blog em breve.
Além do mais, os fornecedores de matéria prima, agora também recebem planos de corte e já entregam o material cortado, filetado, acabado e até furado! Isso criou uma safra de novos marceneiros que apenas precisam saber matemática para trabalhar. E lógico, aumentando a concorrência diminui-se o preço muito embora isso diminua em alguns casos a qualidade dos serviços prestados.
"O exclusivo é o cliente e não o profissional"
Então, a profissão de marcenaria está com os dias contados? Acho que não. O marceneiro tradicional assim como o artesão sempre terá seu lugar, mas a chegada de novas tecnologias e novas metodologias fazem com que o profissional de marcenaria seja multifuncional de maneira que ele tenha que ter habilidades no manejo com computadores, conheça sobre marketing, finanças básicas como fluxo de caixa, gerenciamento de estoque enfim, o novo marceneiro tem que ser também gestor, contador e vendedor.
Se por um lado a tecnologia proporcionou a redução de custos com a mão de obra e facilidade com materiais usados, por outro trouxe um acumulo de função que torna os profissionais da área mais completos e prontos para o novo.
Profissão: Administrador de marcenaria.
.
Kommentare